Facebook
Casa do Alumínio inicia sua viagem pelo Brasil – Centro Cultural do Alumínio

Exposição itinerante passa primeiro na cidade de Alumínio (SP)

Apresentado ao público em setembro de 2018, durante o 8º Congresso Internacional do Alumínio e ExpoAlumínio, em São Paulo, a exposição “Casa do Alumínio – uma experiência de arquitetura arte, e design”, inicia sua viagem pelo país, começando na cidade de Alumínio, entre os dias 20 e 28 de outubro de 2018, com entrada gratuita.

A exposição é uma das atrações que a CBA – Companhia Brasileira de Alumínio apresentará à comunidade de Alumínio, onde está localizada a principal unidade fabril da empresa. Além da Casa, serão realizadas oficinas artísticas para crianças e adolescentes com fios e folhas de alumínio, além de apresentação de artistas locais. Todas as atividades são gratuitas. O espaço também contará com a presença de Food Trucks da região, que farão a comercialização de alimentos e bebidas para o público.

Serviço
Casa do Alumínio – uma experiência de arquitetura, arte e design
Local: Estacionamento do Centro de Vivência Ambiental (CVA)
Endereço: Avenida Santiago, 139 – Vila Industrial – Alumínio (SP)
Datas e horários:
20/10 – das 12h às 20h
21 a 28/10 –
Segunda a sexta – das 8h30 às 18h30
Sábados e domingos: das 10h às 20h
Evento Gratuito

Metal onipresente
Dividida em espaços como quarto, living, banho, copa, varanda e garagem, a instalação expõe a presença, muitas vezes imperceptível, porém fundamental do alumínio em uma residência. O material está em todos os ambientes, utilizado em mobiliários, objetos de decoração, equipamentos e sistemas construtivos.

Arte e design também são explorados na Casa do Alumínio, onde estarão expostas criações artísticas de Maria Bonomi, Hans Günter Flieg, Paulo Bordhin, Vicente Nu, Osni Branco, Guto Índio da Costa, Hugo Curti, Humberto e Fernando Campana, Tatiana Stropp e Silvia Ruiz, entre outros.

“As pessoas que conhecem a Casa ficam surpresas com tantas possibilidades de utilização do alumínio em aplicações comuns a uma residência, além de conhecerem mais sobre o processo criativo de artistas e designers que trabalham com o metal nas mais variadas formas”, ressalta Flávio Enninger, diretor cultural do projeto.

Os visitantes podem ainda ampliar sua experiência acessando tablets com conteúdos explicativos sobre cada aplicação e obra de arte exposta na instalação; enquanto monitores exibem vídeos sobre a história do alumínio e sua utilização nos segmentos de construção civil, embalagens e transportes.

 

Projeto itinerante

A exposição retoma sua viagem pelo país em março de 2019, passando pelas  cidades de Pindamonhangaba (SP), Brasília (DF), Belém do Pará e São Luís do Maranhão.

A Casa do Alumínio é uma realização do Ministério da Cultura – Lei Rouanet e da Quattro Projetos, com chancela da ABAL – Associação Brasileira do Alumínio, e patrocínio das empresas associadas: Alcoa, CBA – Companhia Brasileira do Alumínio, Hydro e Novelis. Além dos patrocinadores, o projeto conta com o apoio das seguintes empresas, que cederam serviços e materiais para execução e montagem da cenografia: Cebrace, Nespresso, Maxion Wheels, Renault, Screenline e Truckvan.