Facebook
Casa do Alumínio, uma experiência de arquitetura, arte e design – Centro Cultural do Alumínio

A “Casa do Alumínio, uma experiência de arquitetura, arte e design” foi um projeto cultural itinerante – apoiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura – com o objetivo de mostrar a presença deste leve metal, em seus mais variados formatos e utilizações, e sua importância no dia a dia das pessoas.

Para isso, foi construída uma casa cenográfica com produtos utilitários de nosso dia a a dia, obras de arte e de design que levam o metal em sua composição. Conteúdos interativos em tablets e a exibição permanente de vídeos aprofundaram a experiência dos visitantes. Para completar a imersão cultural, o projeto recebeu artistas para a produção de live paints que serviram, posteriormente, de inspiração para oficinas de arte a alunos da rede pública.

Como projeto itinerante, a “Casa do Alumínio” levou essa nova percepção sobre o metal a quatro regiões do país, com exposições em cidades importantes para a indústria, como São Paulo e Alumínio (SP), Brasília (DF), São Luís (MA), Belém (PA) e Pindamonhangaba (SP). Veja a seguir alguns números significativos desse projeto inédito:

         
4 Regiões
6 cidades
6.750 km viajados

7.000 visitantes únicos

16 oficinas
300 estudantes participantes

50 exemplos de aplicações do alumínio

Mídia espontânea:
22 milhões de pessoas

Valoração: R$ 5 milhões

São Paulo (SP) – 3 a 5 de setembro de 2018
A “Casa do Alumínio” foi destaque na edição 2018 da Feira Internacional do Alumínio – ExpoAlumínio e 8º Congresso Internacional do Alumínio realizados na capital paulista. Durante o evento, o projeto recebeu autoridades, gente da indústria, academia e até crianças, como os alunos da E.E. Professor Ismael da Silva Júnior, de São Bernardo do Campo, para oficinas com arame de alumínio ministrada pelo arte-educador Fabrício Barbosa. Mais de 500 pessoas visitaram gratuitamente a instalação, que também exibiu vídeos sobre arte e design, a história do metal e sua aplicação nas artes, transportes, embalagens, construção civil e sustentabilidade.

Alumínio (SP) – 20 a 28 de outubro de 2018
Iniciando sua viagem pelo país, a “Casa do Alumínio” foi apresentada à comunidade de Alumínio (SP), instalada no estacionamento do Centro de Vivência Ambiental (CVA) da CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, uma das patrocinadoras do projeto. A exposição recebeu gratuitamente mais de 2.600 visitantes da região. Ao lado da Casa, as artistas visuais e arte-educadoras Mafê de Biaggi e Silvia Ruiz realizaram oficinas de arte e reciclagem com alumínio e ponta seca sobre chapas de alumínio.

Brasília (DF) – 25 a 31 de agosto de 2019
As viagens da “Casa do Alumínio” foram retomadas no segundo semestre de 2019, com a exposição no Shopping Conjunto Nacional, em Brasília (DF). A visitação gratuita, recebeu mais de 1.200 pessoas, incluindo profissionais e universitários de engenharia, arquitetura e design, além de alunos e professores da Escola Classe 411 Norte para oficinas de estêncil e grafite sobre chapas de alumínio, conduzidas pela artista local Camilla Siren, que também realizou uma performance de live paint com chapas de alumínio.

São Luís (MA) – 8 a 4 de setembro de 2019
Seguindo a proposta de difundir arte e design com alumínio, o projeto desembarcou no Espaço Reserva do Shopping da Ilha, em São Luís do Maranhão, onde a Alcoa – patrocinadora do projeto, mantém sua maior planta industrial. Além da visitação gratuita aberta aos maranhenses, a “Casa do Alumínio” realizou oficinas de arte para crianças e jovens das UEBs Evandro Bessa e Uruati, com a técnica de estêncil e grafite sobre chapas de alumínio, com suporte do artista regional Edi Bruzaca, que também realizou uma performance de live paint com o metal.

Belém (PA) – 21 a 27 de setembro de 2019
Depois de passar pela Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, foi a vez da Região Norte receber a “Casa do Alumínio”. Cerca de 1.400 pessoas visitaram a exposição no Shopping Bosque Grão Pará, em Belém do Pará – Estado de grande importância para a indústria do alumínio e onde a patrocinadora Norsk Hydro concentra seus negócios. Seguindo o padrão do projeto, a casa recebeu um artista local para uma performance de live paints; em Belém, a oportunidade foi de Igor Oliveira, que também ministrou as oficinas de estêncil e grafite sobre chapas de alumínio aos alunos da Escola João Paulo II, da cidade de Ananindeua.

Pindamonhangaba (SP) – 9 a 15 de outubro de 2019
Em sua última escala, a “Casa do Alumínio” retornou a São Paulo, na cidade de Pindamonhangaba – capital nacional da reciclagem do alumínio e local da principal planta da Novelis, empresa patrocinadora no projeto. Mais de 600 pessoas visitaram gratuitamente as instalações da Casa, no Shopping Pátio Pinda, entre elas as crianças da E.M. Julieta Reale Vieira, que participaram da oficina de estêncil e grafite sobre latas de alumínio para bebidas, comandada pela artista local Alana Marcondes.

Realização, Patrocínio e Apoio

O projeto Exposição “Casa do Alumínio – uma experiência de arquitetura, arte e design” foi uma realização do Ministério da Cidadania – Secretaria Especial da Cultura (Lei de Incentivo à Cultura) e Usina Projetos Culturais; com produção da Quattro Projetos e Instituto Cultural Quattro; chancela da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL); patrocínio das empresas associadas: Alcoa, Companhia Brasileira do Alumínio (CBA), Hydro e Novelis; e apoio das seguintes empresas em serviços e materiais: Cebrace, Nespresso, Maxion Wheels, Renault, Screenline e Truckvan.