Facebook
Encontro com educadores-autores – Centro Cultural do Alumínio

Leitura de contos do livro ‘De Rua’ estimulou o debate sobre a situação de crianças que vivem em ambiente aberto

Entre os objetivos de um centro cultural, além de propiciar acesso da população a diversas expressões artísticas, há também o seu papel como espaço de discussão e reflexão para outras questões de interesse social.  E foi pela cultura – através de uma obra ficcional, porém baseada na experiência de dois educadores – que o CCAL debateu, no dia 24 de maio, a situação da criança e do adolescente que passam a maior parte do seu dia em ambiente aberto, ou simplesmente na rua.

Júlio Dias e Plínio Camillo trabalharam, entre o final dos anos 1980 até o final de 1995, como educadores da Secretaria do Menor em um equipamento chamado Casa Aberta, que atendia principalmente crianças e adolescentes em situação de rua. O trabalho desse período inspirou a criação de contos que foram reunidos, posteriormente, na obra “De Rua” – livro lançado este ano pela editora Kazuá.

No encontro com autores, alguns contos foram lidos e depois discutidos entre os presentes. De acordo com o sociólogo Júlio Dias, as situações presenciadas há mais de vinte anos por ele se repetem hoje com outros protagonistas; divulgar esses contos ajuda a dar voz a essas crianças. “É isso que buscamos com o livro, uma empatia que os dados estatísticos são incapazes de trazer; estatísticas são frias, não têm o nome, a voz de uma pessoa!”.

Para Plínio Camillo, formado em linguística, a figura do educador de rua não é tão evidente nos dias atuais: “eu desconheço um trabalho hoje que tenha esse olhar forte primeiro no ambiente aberto, e que não leve a criança logo para dentro de um equipamento; essa era uma característica do nosso trabalho: o respeito pela criança e seu vínculo com a rua”, explica.

Os dois autores concordam que a experiência como educadores de rua – e que resultou no livro – foi determinante em suas vidas. “Somos melhores pessoas depois deste trabalho”, afirma Julio Dias.


O Livro De Rua pode ser adquirido diretamente pelo site da editora Kazuá.
Acesse o link. http://www.editorakazua.net/prosa/de-rua-de-julio-goncalves-dias-e-plinio-camillo