Facebook
Encontro com o artista Valter Nu – Centro Cultural do Alumínio

 CCAL realiza palestra e oficina com o artista

Nos dias 22 e 23 de junho, o CCAL realizou um encontro com Valter Nu.  Na noite do dia 22, o artista falou sobre seu processo criativo, que utiliza resíduos de materiais descartados pelo homem para compor suas esculturas.

Na manhã seguinte, Valter montou um pequeno ateliê no espaço, onde 11 “artesãos” – entre artistas plásticos, designers e outros profissionais ligados às artes – reproduziram sua  técnica criativa em maquetes.

Partir para a confecção de maquetes foi a solução adotada pelo artista para tentar reproduzir, em apenas quatro horas, um método criativo que, segundo ele, levaria quatro dias para produzir uma obra.

A oficina foi dividida e dois momentos: um reconhecimento inicial dos materiais disponíveis (sucatas de diversas origens) e o desenho da escultura-maquete. Em seguida começou-se a montagem das peças e de partes da escultura  para, finalmente, Valter explicar seu método de união, que trabalha com tensões e engastes – princípios aplicados na construção civil e adaptados às artes.

É um desafio ver o quanto conseguimos reproduzir a ideia que estava no papel, quando se está trabalhando com um material que já existe [sucata], que já tem uma forma; ao contrário de uma matéria-prima orgânica como o barro, o mármore, que será totalmente moldado”, explica o artista.