Facebook
Exposição Casa do Alumínio termina ação itinerante em Pindamonhangaba – Centro Cultural do Alumínio

Milhares de pessoas visitaram a exposição, que passou por seis cidades  

A cidade de Pindamonhangaba (SP) recebeu, entre 9 e 15 de outubro, a última etapa da “Exposição Casa do Alumínio”. O projeto itinerante – que teve início durante a ExpoAlumínio 2018 e 8º Congresso Internacional do Alumínio – percorreu o Brasil levando conhecimento, arte e design a visitantes e estudantes da rede pública de quatro capitais – São Paulo, Brasília, São Luís e Belém – e duas cidades do interior paulista: Alumínio e Pinda.

Permanecendo, em média, uma semana em cada cidade, as seis etapas levaram mais de sete mil pessoas à exposição, que além de mostrar várias aplicações do alumínio comuns em uma residência, mostrou objetos de decoração, design e obras de arte criadas com o metal. O projeto ainda realizou 16 oficinas de arte, sob a monitoria de artistas locais. Cerca de 300 estudantes puderam experimentar e criar com o metal nas oficinas de Arte, sustentabilidade e reciclagem em Alumínio; Ponta-seca sobre chapas de alumínio; Arte com Fios de alumínio; e Grafite e stencil sobre chapas e latas de alumínio.

A Casa do Alumínio despertou o interesse também dos meios de comunicação por onde passou, atingindo cerca de 22 milhões de pessoas. Abaixo alguns números significativos do projeto itinerante:

         
4 Regiões
6 cidades
6.750 km viajados

7.000 visitantes únicos

16 oficinas
300 estudantes participantes

50 exemplos de aplicações do alumínio

Mídia espontânea:
22 milhões de pessoas

Valoração: R$ 5 milhões

O diretor cultural da Exposição Casa do Alumínio, Flavio Enninger comemora o resultado da ação: “Com o apoio do Ministério da Cidadania e da Lei de Incentivo à Cultura, e graças à colaboração da ABAL e das empresas associadas, levamos arte e educação com alumínio para capitais e cidades do interior do país, difundindo a beleza e a versatilidade deste incrível material. Muitos estudantes de escolas públicas puderam ter contato, de forma gratuita, com a arte e o fazer arte. E esse é um dos objetivos dos projetos que produzimos, democratizar o acesso às atividades culturais. Em 2020 estamos planejando novos projetos itinerantes para divulgar ainda mais o alumínio e suas diversas formas de aplicação nas artes e no design”



 

Realização, Patrocínio e Apoio

A Casa do Alumínio é uma realização do Ministério da Cidadania, via Lei de Incentivo à Cultura e Usina Projetos Culturais; produção da Quattro Projetos e Instituto Cultural Quattro; com patrocínio das empresas Alcoa, Companhia Brasileira do Alumínio (CBA), Hydro e Novelis; e apoio de empresas que cederam serviços e materiais para execução e montagem da cenografia: Cebrace, Nespresso, Maxion Wheels, Renault, Screenline e Truckvan.