Facebook
O alumínio constrói o futuro – Centro Cultural do Alumínio

A utilização do alumínio, em sua forma mais primitiva, vem da antiguidade. Mas só depois do século XVIII é que a evolução dos processos produtivos tornou-o acessível para inúmeras aplicações, até tornar-se protagonista também na construção civil.

No início do século 20 começou a ser utilizado em revestimentos e elementos arquitetônicos de decoração. Na década de 1930, por sua leveza e resistência, começou a ser amplamente utilizado na construção de importantes arranha-céus da época.

No Brasil, surgiu com maior destaque nas grandes coberturas metálicas da década de 1970 e, até hoje, segue transformando o horizonte de nossas metrópoles.

Confira aqui o vídeo completo da história do metal na contrução civil e aprecie as imagens de tudo o que engenheiros e arquitetos, verdadeiros artistas construtivos, vem criando com o alumínio.

 

 

As atividades e manutenção do Centro Cultural do Alumínio são uma realização do Ministério da Cidadania – Secretaria Especial da Cultura – Lei Rouanet de Incentivo à Cultura -, Quattro Projetos e Instituto Cultural Quattro, com o patrocínio das empresas Alcoa, CBA, Hydro e Novelis.