Facebook
O CCAL está atrás de contribuições para o museu participativo do alumínio – Centro Cultural do Alumínio

O Centro Cultural do Alumínio, espaço público e multidisciplinar de artes e informações que tenham o metal como protagonista, convida a sociedade em geral, e comunidade da Vila Mariana em particular, a colaborar com a construção de um museu participativo de objetos de alumínio.

“A criação do Museu Participativo tem como objetivo coletar histórias e objetos de pessoas que,em algum momento, tiveram o alumínio como item significativo nas suas vidas. Queremos que a comunidade participe da instituição não só como visitante, mas também como membro essencial para a constituição do nosso acervo e da nossa história”, define Luiza Kumagai, técnica em museologia do CCAL.

O projeto aceita desde doações definitivas a empréstimos. Todos os itens serão registrados e catalogados para compor o acervo do CCAL, que já conta com cerca de 30 objetos, alguns deles bastante curiosos como moedas, um cantil, uma mala de viagem e utensílios domésticos do começo do século passado.

A criação de Museu Participativo do Alumínio está alinhada às novas recomendações da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, para a atuação dos museus do Século XXI.

Segundo a recomendação, aprovada no final de 2015, esses espaços culturais devem ser mais participativos, contando com maior colaboração e interação dos públicos – que passam a desempenhar um papel que vai além de meros visitantes ou utilizadores dessas instalações.

Hoje, espera-se dos museus uma maior interação das pessoas, quer seja operando os mais variados dispositivos multimídia – imergindo em experiências audiovisuais e de realidade aumentada –, como contribuindo com a produção de conteúdos históricos ou criativos, como é o caso dos museus participativos.

Se você tem guardado, ou viu na casa de algum parente, objetos antigos de alumínio e gostaria de participar desse projeto, entre em contato com o CCAL pelo e-mail: contato@ccaluminio.com.br ou telefone: 11 59046459, com a gerente cultural do espaço, Silvia Toledo.

 

Alguns objetos históricos que compõem o acervo do CCAL
Alguns objetos históricos que compõem o acervo do CCAL
Alguns objetos históricos que compõem o acervo do CCAL
Alguns objetos históricos que compõem o acervo do CCAL
Alguns objetos históricos que compõem o acervo do CCAL

 

Serviço

O Centro Cultural do Alumínio apresenta mensalmente exposições e oficinas de arte nas mais variadas formas de criação. O espaço está localizado no bairro da Vila Mariana, entre as estações Paraiso e Ana Rosa do metrô, na Rua Humberto I, nº 220, 4º andar. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Contatos pelo telefone: 11 5904-6459, ou e-mail: contato@ccaluminio.com.br.

O CCAL recebeu incentivo do Ministério da Cultura – Lei Rouanet para sua implantação, e foi viabilizado graças ao patrocínio das empresas: Alcoa, Companha Brasileira de Alumínio – CBA, Grupo ReciclaBR, Hydro e Novelis.