Em linhas gerais e de modo sintético o processo industrial de obtenção do alumínio engloba três etapas principais: a extração da bauxita; o refino da bauxita em óxido de alumínio, a alumina; e a transformação da alumina no metal primário alumínio.

Alumina

A alumina – óxido de alumínio (Al2O3) - é um composto químico de alumínio e oxigênio, um produto intermediário da transformação da bauxita para a produção de alumínio primário. A alumina é utilizada desde a antiguidade e hoje é encontrada em diferentes setores. Possui várias aplicações além da produção de alumínio metálico, como para a confecção de cerâmicas e refratários de alta resistência. A alumina pura é um pó branco insolúvel em água. Conhecida desde o século XIX, no Brasil foi produzida pela primeira vez em meados da década de 1940.

1º Extração da bauxita

Nesta etapa a bauxita, matéria-prima para a produção do alumínio, após a remoção planejada da vegetação e do solo, é extraída por meio por meio de máquinas como escavadeiras e motoniveladoras. A bauxita é lavrada, geralmente a poucos metros abaixo do solo. Após a extração a bauxita é então transportada para a realização das outras etapas da produção do metal. Depois de terminado todo processo de mineração nas reservas de bauxita a área deverá ser reflorestada com a vegetação e as espécies nativas.

2º Refino da alumina

Para a obtenção do óxido de alumínio, a alumina, a matéria-prima bauxita passa por um processo de trituração da mistura, aquecimento e pressão com soda cáustica. A alumina é obtida a partir da dissolução da bauxita em uma solução aquecida de soda cáustica e cal, que depois é filtrada e seca, até se transformar em um pó branco.

3º Redução do alumínio primário

Nas fábricas de alumínio a alumina é submetida à eletrólise ígnea em fornos eletrolíticos. A passagem de corrente elétrica faz com que o alumínio se separe da solução e o oxigênio seja liberado. Assim, o alumínio puro líquido se deposita no fundo do forno e depois é aspirado através de sifões.

VÍDEOS DIDÁTICOS: