Facebook
Ponta seca sobre alumínio – Centro Cultural do Alumínio

Oficina foi realizada pela artista visual Silvia Ruiz

O CCAL recebeu, no dia 14 de junho, 28 alunos da oitava-série da Escola Estadual Reverendo Omar Daibert, de São Bernardo do Campo, para duas oficinas de gravação com ponta seca sobre chapas de alumínio, ministradas pela arte-educadora Silvia Ruiz.

A gravação com ponta-seca é um processo direto de desenho, riscando com uma ferramenta (ponta de aço) sobre uma chapa de metal, nesse caso o alumínio, criando dessa forma linhas com rebarbas que, posteriormente, receberão tinta.

A variação de pressão exercida pela mão cria diferentes profundidades na gravação e, consequentemente, diferentes traços e encavos; quanto mais profundos os encavos, maior o depósito de tinta que teremos”, explica Silvia Ruiz.

Inicialmente os alunos desenharam com lápis e depois com a ponta-seca sobre a chapa. Na sequência, foi feito o entintamento, ou a ação de distribuir a tinta sobre as ranhuras do desenho. Futuramente esta chapa pode carregar uma prensa e servir de matriz para impressões de gravuras sobre papéis, tecidos etc., em um processo chamado de calcografia.

A gerente cultural, Silvia Toledo, planeja futuramente realizar uma oficina de gravura em chapa de alumínio do espaço, para crianças e adultos. “Como a oficina de gravura precisa da prensa e, portanto, de uma logística e mais tempo de planejamento”. Para Silvia Toledo as oficinas de ponta-seca e a de gravura com metal são formas distintas e complementares utilização do alumínio como arte.

 
 
 
 
 

A  artista
A artista visual e arte-educadora Silvia Ruiz é graduada em artes plásticas pela Unesp (SP) com pós-graduação em critica de arte e curadoria pela PUC (SP). Ao longo de sua carreira tem realizado trabalhos em instituições renomadas e ministrado cursos e workshops na área da gravura. Participa, desde 2002 de várias exposições coletivas, bienais e salões de arte contemporânea no brasil e no exterior e possui obras no acervo de vários museus, entre eles da Pinacoteca de São Paulo.

Incentivo Cultural: A oficina de ponta seca sobre alumínio integra o projeto de Manutenção do Centro Cultural do Alumínio – uma realização do Ministério da Cultura (Lei Rouanet de Incentivo à Cultura) e Quattro Projetos e que conta com o patrocínio das empresas CBA, Hydro e Novelis.