Facebook
Sucesso de público e crítica – Centro Cultural do Alumínio

Entre os dias 20 e 28 de outubro de 2018 a cidade de Alumínio recebeu a exposição itinerante “Casa do Alumínio – uma experiência de arte, cultura e design”. A Casa foi instalada no estacionamento do Centro de Vivência Ambiental (CVA) da CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, uma das patrocinadoras do projeto.

Distante cerca de 80 quilômetros da capital paulista, Alumínio – onde está localizada a  principal unidade fabril da CBA – foi a primeira cidade a receber a exposição itinerante, após seu lançamento na ExpoAlumínio 2018 e 8º Congresso Internacional do Alumínio, no mês de setembro em São Paulo.

“Isso nos deixa muito satisfeitos, pois todos os empregados, familiares e a comunidade como um todo terão oportunidade de conhecer um pouco mais do que é fabricado na sua própria cidade. A relevância do alumínio na sociedade moderna é motivo de orgulho para o nosso município”, ressaltou o diretor-presidente da CBA, Ricardo Carvalho, durante a abertura da exposição.

Os moradores da região marcaram forte presença nesta semana de muita cultura e informação. Em nove dias de exposição, recebemos 2665 visitas às instalações da Casa para ver de perto o alumínio aplicado em todos os ambientes, utilizado em mobiliários, objetos de decoração, obras de arte, equipamentos eletroeletrônicos e sistemas construtivos. Desse total, 1378 alunos do terceiro ao sétimo anos de escolas instaladas em Alumínio também visitaram a exposição.

Ao lado da Casa, as artistas visuais e arte-educadoras Mafê de Biaggi e Silvia Ruiz realizaram oficinas diárias com fios de alumínio e chapas litográficas do metal. Além da instalação cenográfica, o estacionamento do CVA recebeu diariamente artistas locais para apresentações musicais. Food Trucks comercializaram alimentos e bebidas para os presentes.

“Ao sair de uma cidade grande como São Paulo, para Alumínio, de 17 mil habitantes, o projeto cumpre a sua função de levar informação e encantamento sobre este metal, o mais  contemporâneo que conhecemos. A população se surpreendeu com tantas aplicações e se emocionou com a exposição de memórias fotográficas sobre chapa de alumínio, com imagens da empresa CBA, um registro histórico da própria cidade e de muitos de seus habitantes. Mas o que nos emocionou em especial foi a reação das crianças, que se encantaram mesmo foi com as obras de arte, experimentando criar suas próprias peças em oficinas com artistas renomados”, relatou Silvia Toledo, gerente cultural do projeto.

 

O sucesso da segunda edição da Casa do Alumínio em números

Visitas:

 

Oficinas:

 

 

Projeto itinerante

A exposição retoma sua viagem pelo país em março de 2019, passando pelas  cidades de Pindamonhangaba (SP), Brasília (DF), Belém do Pará e São Luís do Maranhão.

A Casa do Alumínio é uma realização do Ministério da Cultura – Lei Rouanet e da Quattro Projetos, com chancela da ABAL – Associação Brasileira do Alumínio, e patrocínio das empresas associadas: Alcoa, CBA – Companhia Brasileira do Alumínio, Hydro e Novelis. Além dos patrocinadores, o projeto conta com o apoio das seguintes empresas, que cederam serviços e materiais para execução e montagem da cenografia: Cebrace, Nespresso, Maxion Wheels, Renault, Screenline e Truckvan.