Facebook
Um ano pleno de arte e cultura sobre alumínio – Centro Cultural do Alumínio


O Centro Cultural do Alumínio completou, em 2018, seu primeiro ano de atividades. E foi um ano de agenda bem cheia, atendendo plenamente seu objetivo de difundir a arte e os vários aspectos culturais, históricos e tecnológicos do alumínio e sua indústria. Durante o ano, mais de 650 pessoas visitaram o espaço, segundo seu livro de registros.

Seis exposições, com artistas que utilizam o alumínio como protagonista, preencheram o espaço do CCAL praticamente durante o ano inteiro. Nesse período, duas mostras foram realizadas fora do espaço: Alma e Arte, em Recife (PE), e Casa do Alumínio, primeiro em São Paulo na ExpoAlumínio, e em Alumínio(SP) no Centro de Vivência Ambiental da CBA. Ao todo foram mais de 200 dias de exibição de obras.

Com o intuito de levar arte a crianças e adolescentes, em 2018, o CCAL realizou 14 oficinas com este público, oriundo de instituições como a Casa do Adolescente, o CEU Heliópolis e as escolas estaduais Reverendo Omar Daibert e Professor Ismael da Silva Júnior. Ao todo mais de 200 crianças e monitores participaram das oficinas que usaram produtos de alumínio como matéria-prima para origamis, móbiles, gravuras e fotos na lata.

Artistas e designers também participaram de oficinas, nas quais puderam extravasar suas impressões criativas com alumínio – na forma de chapas e fios – para depois exporem suas obras no próprio CCAL. Foram nove sessões, conduzidas por nomes como Saulo de Tarso, Valter Nu e Tatiana Stropp que contaram com a participação de 55 profissionais da arte.

Neste primeiro ano de intensas atividades culturais, conseguimos proporcionar um envolvimento da sociedade com o CCAL, desenvolvendo, a cada visita, valores culturais e artísticos que permitiram ‘o saber se expressar’ melhor e recuperar valores humanos; afinal, a arte é uma forma de diferentes manifestações que definem a identidade cultural do seu país”, explica a gerente cultural, Silvia Toledo.

Mais alguns dados sobre as atividades do CCAL em 2018

Para 2019, o Centro Cultural do Alumínio está preparando ainda mais exposições, workshops com artistas e oficinas de arte para crianças e adolescentes, além de conteúdos inéditos sobre o alumínio e sua indústria, apresentados em novas plataformas tecnológicas”, ressalta o produtor cultural Flávio Enninger, diretor da Quattro Projetos – empresa responsável pela gestão e projetos culturais do CCAL.

A todos que, de alguma forma, participaram das muitas atividades realizadas pelo espaço neste ano, o Centro Cultural do Alumínio deseja um Feliz Natal e um 2019 com muita arte e cultura. O CCAL retoma suas atividades normais a partir do dia 7 de janeiro de 2019, 9h.