Casa do Alumínio | Pindamonhangaba, SP
Data de Realização: 09/10/2019 a 15/10/2019
Em sua última escala, a “Casa do Alumínio” retornou a São Paulo, na cidade de Pindamonhangaba – capital nacional da reciclagem do alumínio e local da principal planta da Novelis, empresa patrocinadora no projeto, visitaram gratuitamente as instalações da Casa, no Shopping Pátio Pinda, entre elas as crianças da E.M. Julieta Reale Vieira, que participaram da oficina de estêncil e grafite sobre latas de alumínio para bebidas, comandada pela artista local Alana Marcondes.
O projeto itinerante – que teve início durante a ExpoAlumínio 2018 e 8º Congresso Internacional do Alumínio – percorreu o Brasil levando conhecimento, arte e design a visitantes e estudantes da rede pública de quatro capitais – São Paulo, Brasília, São Luís e Belém – e duas cidades do interior paulista: Alumínio e Pinda.
Permanecendo, em média, uma semana em cada cidade, as seis etapas levaram mais de sete mil pessoas à exposição, que além de mostrar várias aplicações do alumínio comuns em uma residência, mostrou objetos de decoração, design e obras de arte criadas com o metal.
O projeto ainda realizou 16 oficinas de arte, sob a monitoria de artistas locais. Cerca de 300 estudantes puderam experimentar e criar com o metal nas oficinas de Arte, sustentabilidade e reciclagem em Alumínio; Ponta-seca sobre chapas de alumínio; Arte com Fios de alumínio; e Grafite e stencil sobre chapas e latas de alumínio.
A Casa do Alumínio despertou o interesse também dos meios de comunicação por onde passou, atingindo cerca de 22 milhões de pessoas.
O diretor cultural da Exposição Casa do Alumínio, Flavio Enninger comemora o resultado da ação: “Com o apoio do Ministério da Cidadania e da Lei de Incentivo à Cultura, e graças à colaboração da ABAL e das empresas associadas, levamos arte e educação com alumínio para capitais e cidades do interior do país, difundindo a beleza e a versatilidade deste incrível material. Muitos estudantes de escolas públicas puderam ter contato, de forma gratuita, com a arte e o fazer arte. E esse é um dos objetivos dos projetos que produzimos, democratizar o acesso às atividades culturais. Em 2020 estamos planejando novos projetos itinerantes para divulgar ainda mais o alumínio e suas diversas formas de aplicação nas artes e no design”
Alguma Duvida?