Oficina de origami com folhas de alumínio
Data de Realização: 21/03/2018
Os jovens que fizeram a oficina de origami , todos com idade entre 12 e 20 anos, estão inscritos no programa Casa do Adolescente, uma iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo destinada à Saúde Integral na adolescência.
Para o sociólogo Júlio Gonçalves Dias, que semanalmente organiza rodas de leitura no Clube do M’Boi Mirim – onde está localizada essa unidade da Casa do Adolescente –, a ideia de trazê-los para o centro cultural é fazer com que esses jovens circulem e conheçam outros espaços para além do local onde vivem. “Aqui é um local incrível e pretendemos vir mais vezes com outras turmas de adolescentes”, ressalta.
Oficina de Dobradura com folhas de alumínio e ministrada pelo idealizador do Origami Club, Marcio Okabe.
E a folha de alumínio, tão presente na vida das pessoas, aos poucos foi dando forma a borboletas, aviões e pássaros míticos, os tsurus, através de vários pares de mãos compenetradas e precisas.
Palestrante e youtuber, Okabe destaca que a prática milenar de dobrar papéis e criar formas, além de divertida, ajuda a desenvolver o foco e a atenção plena das pessoas. “Um dos propósitos dessa oficina é trazer seus participantes para esse ‘momento presente’; veja que esses jovens passaram duas horas entretidos numa única atividade, fazendo origami e explorando novas habilidades”.