Ministério da Cultura apresenta: Centro Cultural do Alumínio | Memorial do Alumínio - PRONAC 161355
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PALESTRA/WORKSHOP
Sacilotto, o gesto da razão

Data de Realização: 21/02/2018

Um estudo sobre a arte e a técnica de Luiz Sacilotto

O Centro Cultural do Alumínio promoveu o encontro Sacilotto, o gesto da razão, no qual a obra de Luiz Sacilotto (1924-2003) foi o fio condutor para um estudo sobre a história da Arte Moderna e o Concretismo no Brasil, além de duas oficinas de corte e dobra de alumínio, técnica em que o artista foi pioneiro.

Na ocasião, o CCAL recebeu 30 convidados entre artistas e representantes de instituições culturais como o SESC-SP, Pinacoteca de São Paulo e Casa do Olhar Luiz Sacilotto, além a ilustre presença do filho caçula do artista, Adamastor Sacilotto.

Conduzida por Saulo Di Tarso, artista visual e curador que conviveu dez anos com Sacilotto, a palestra primeiramente contextualizou a obra do artista dentro da história da arte geral e, mais especificamente, da arte brasileira.

“Sacilotto era um artista de vanguarda e, como é comum nesses casos, existe um desconhecimento histórico sobre o seu processo criativo, pois o Brasil produz muito pouca historiografia de arte; ele sempre foi muito estudioso e dominava conteúdos pouco conhecidos, ligados ao modo de pensar a arte que ele fazia.”

Na sequência, o Di Tarso exibiu mais de 40 obras de Sacilotto e outros artistas modernistas do Brasil e do exterior para fazer, segundo ele, uma parametrização histórica desse período criativo. Ao aproximar essas obras e analisar suas sutis diferenças fica evidente a relevância de Sacilotto para a Arte Moderna.

“Quando o artista tem uma grande importância, consegue-se falar sobre ele de uma maneira indireta, é uma forma das pessoas perceberem a extensão de sua obra. Isso permite ainda que as pessoas entendam que a arte não é um fenômeno isolado, mas fruto também da interação com outros artistas de sua geração”, justifica.

Para o palestrante, é fundamental difundir que o Brasil também é parte da corrente mundial da arte, embora nem sempre seja citado com a devida importância na bibliografia mundial.